Carta Aberta aos Professores e Estudantes da Filosofia

Prezados estudantes e professores do curso de filosofia da Unicamp,

Viemos por meio desta carta expressar nossa insatisfação e indignação com o atual desinteresse e descaso pelo qual passa o curso de filosofia da Unicamp.

Devido ao Congresso Interamericano de Filosofia, muitos professores e estudantes não poderiam comparecer ao evento de avaliação de curso marcado para 9 de outubro. Por isso, foi solicitado ao coordenador de curso a remarcação do evento para data posterior. O evento foi então reagendado para o dia 6 de novembro pela secretaria de graduação.

Não houve qualquer esforço por parte da coordenação de curso ou mesmo da secretaria de divulgar o evento. O CAFIL enviou e-mail para todos os professores e informou os alunos através dos meios que tinha disponível a respeito do evento. Entretanto, apenas uma quantidade muito pequena de alunos compareceu. Nem o coordenador de curso, nem nenhum professor compareceu.

Ressaltamos que de acordo com o regimento da Unicamp, cabe ao coordenador de curso realizar e coordenar o evento. Conforme o inciso VI do artigo 4º  da resolução CEPE-A-001, compete ao coordenador de curso:

“VI – garantir a realização de todas as atribuições da Comissão de Graduação e, em especial, do processo de avaliação do Curso referido no Inciso III do Artigo 3º;”

Por sua vez compete à Comissão de Graduação – orgão que nem mesmo sabemos se tem funcionado ativamente – conforme a mesma resolução, artigo 3º, inciso V:

“V – organizar discussões de avaliação destinadas a contribuir para o desenvolvimento das atividades de ensino relativas ao semestre, em caráter consultivo, que incluirão professores e alunos do Curso;”

Em um momento absolutamente crítico, em meio a mudanças na legislação que afetam diretamente os cursos de licenciatura, era de se esperar o interesse dos estudantes diretamente envolvidos na discussão a respeito de seu próprio curso em andamento.

Era esperado também que os professores, responsáveis pela elaboração e existência do curso de filosofia, tomassem parte no evento de avaliação de curso para discutir junto com os alunos os rumos do curso, seus méritos e seus problemas pontuais e recorrentes.

Acreditamos que a falta de presença é em grande parte reflexo do contínuo descaso do corpo docente a esse espaço de discussão e avaliação. Já há bastante tempo que os estudantes tem solicitado as mesmas demandas e informado os mesmos problemas que permanecem inalterados e sem solução.

Solicitamos uma resposta formal, igualmente aberta, do Departamento de Filosofia a essas questões. Também gostaríamos de esclarecimentos a respeito do atual estado da Comissão de Graduação, da sua composição e por que razão ela não se reúne periodicamente para tratar de assuntos referentes à graduação.

Atenciosamente,

Gestão do CAFIL

Deixe um comentário